Project Manager

O que é Projeto ?

Antes que você possa ser um bom ‘gerente de projeto’ e possa aplicar boas técnicas de ‘gerenciamento de projetos’, você deve estar seguro de que o trabalho que você está assumindo é, de fato, um projeto. Algumas pessoas dizem que todo o trabalho é um projeto, mas não é exatamente isto. Há realmente múltiplos tipos de trabalho – suporte (apoio), operações, gerenciamento, projetos, etc. 

O trabalho de suporte inclui manutenção sistemas, soluções ou processos que são atuais. Para pessoas de desenvolvimento de TI, o trabalho de suporte consiste em responder a perguntas, ir às reuniões regularmente agendadas, solucionar os problemas nos sistemas de produção, etc. Para o pessoal de vendas, isto pode significar fazer chamadas diárias de vendas, movimentarem contratos através de um processo de aprovação, atualizar registros de chamadas, etc. Trabalho de operações consiste no trabalho de rotina requerido para execução dos processos de negocio da empresa. Para um encarregado de contas a receber, isto poderá significar verificação de contratos, de contas de saldos, afixarem notícias de jornal, fechar o sistema, etc. O trabalho de gerenciamento é requerido para gerenciar e liderar pessoas e processos do negocio. 

Os critérios-chave são de que este tipo de trabalho é continuo e é uma parte rotineira de seu trabalho. Este é o trabalho que você faz hoje, fará amanhã, e daqui a um mês.Por outro lado, os projetos não são rotineiros. A maior diferença dessas categorias do trabalho é que os projetos, por definição, têm uma data de início e de término definidas. Existe um ponto de tempo no qual o trabalho não existiu (antes do projeto), existe (o projeto), e não existe outra vez (após o projeto). Esta é a chave para determinar se um trabalho é um projeto. Entretanto, outras características de um projeto incluem um Escopo definido, um orçamento finito, um resultado final específico (ou deliverables) e recursos designados. Outra característica de um projeto é que o trabalho é único. Mesmo se um projeto for semelhante a outro, ele não é exatamente o mesmo porque as circunstâncias mudam, e porque as coisas são sempre diferentes quando você está lidando com pessoas. 

Dito isto, você deve conhecer a prática. Na teoria, os projetos podem ter uma hora, 100 horas ou até 100.000 horas. Então, você deve reconhecer que, embora a criação de um deliverable (resultado esperado) pequeno seja um projeto, a mesma não necessita da estrutura e da disciplina de um projeto maior. Um projeto de uma hora, você “somente executa”. Toda a análise e o projeto estão na sua cabeça. Para um projeto de vinte horas você, na maior parte, ’simplesmente executa’. Entretanto, agora você poderá necessitar planejar um pouco, comunicar-se um pouco, talvez tratar um pouco dos problemas. Um projeto de cem horas resulta em demasiado trabalho de planejamento e controle. Por exemplo, você necessita começar a definir o trabalho e construir um workplan simples. Um projeto de 5.000 horas necessita toda a disciplina do gerenciamento de projetos. No outro extremo, um projeto de 100.000 horas provavelmente possui muitas coisas para colocarmos nossas cabeças em torno dele. Este requer que você divida o projeto maior em projetos menores, mas relacionados, para que todo o trabalho seja executado.

2 Comments »

  1. Olá .. Tenho uma dúvida.

    No 1o parágrafo na frase: “Há realmente múltiplos tipos de trabalho – suporte (apoio), operações, gerenciamento, projetos, etc. “.

    Como realmente gerir os diversos tipos de trabalho? ou seja, assumir as mesmas características existes em um projeto (como se eles fossem um projeto)?

    Comment by Alam — August 29, 2007 @ 2:59 pm

  2. Acesse vagas – Sua Vaga no Local Certo

    http://acessevagas.com/

    Comment by Acesse vagas - Sua Vaga no Local Certo — September 8, 2014 @ 1:28 pm


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